Software de roteirização: saiba porque sua distribuidora não pode viver sem

Distribuidoras costumam trabalhar com margens de lucro pequenas sobre seus produtos, e costumam atender uma grande variedade de clientes muitas vezes espalhados por diversos territórios com diferentes características geográficas. Isto faz com que o custo relacionado a entrega dos produtos vendidos tenha um impacto direto sobre os resultados do negócio.

Quanto mais eficiente e eficaz for o processo de entrega, menores serão os custos envolvidos e maiores os lucros para a empresa. Por isso, um software de roteirização tem se tornado um verdadeiro aliado na gestão de uma distribuidora.

Mas afinal, o que faz um software de roteirização?

Um software de roteirização é um sistema que utiliza algoritmos matemáticos e computacionais (determinísticos e heurísticos) para calcular as melhores rotas a partir de todos os pedidos pendentes para entrega. Para realizar estes cálculos, a ferramenta leva em consideração a frota disponível ou projetada, e faz a melhor alocação das cargas para otimização dos custos operacionais.

Uma solução como esta tem como maior desafio automatizar o processo de roteirização das entregas, utilizando o menor e/ou melhor percurso e montando as melhores estratégias de atendimento por território.

Benefícios de um software de roteirização

Ao utilizar um software de roteirização, uma distribuidora passa a contar com dois grandes benefícios para o negócio:

Reduz custos nas entregas

Ao otimizar o uso da frota e criar a melhor rota diariamente, a empresa passa a contar com uma considerável redução de custos com deslocamento, e em muitos casos, pode até diminuir a quantidade de veículos utilizados.

A melhor utilização dos veículos e de pessoal evita a necessidade de contratação de terceiros ou de utilização de horas extras da equipe, pois o software procura otimizar ao máximo os recursos disponíveis.

Reduz o tempo das entregas

Um software de roteirização também irá ajudar a distribuidora a organizar e entregar mais rápido seus pedidos. Esta agilidade garante cliente mais satisfeitos e mais produtividade para o negócio. Quanto mais entregas forem realizadas, maior o faturamento.

Agiliza os processos de gestão de entregas

Além dos benefícios de redução de custos e tempo, ao utilizar um software de roteirização, a distribuidora passa a contar com uma ferramenta fundamental na gestão das entregas dos seus pedidos, apoiando em diversas tarefas, como veremos a seguir.

Apoio na definição das rotas diárias

Diariamente os responsáveis pela área passam algum tempo analisando todas as entregas e cruzando com as informações de disponibilidade de veículos, janelas de entregas dos clientes e tipo de material a ser entregue, para conseguirem chegar em uma rota que julguem ser a melhor opção.

Todo este processo de análise e criação do roteiro de entrega é automatizado e realizado em segundos por um software de roteirização, eliminando a necessidade deste trabalho “braçal” dos gestores.

Otimiza o uso da frota

Quanto menos veículos forem necessários melhor. É reduzido o custo de combustível, manutenção e o risco de acidentes.

Em alguns casos, um software de roteirização possibilita que a empresa reduza o tamanho da frota e ainda assim ganhe mais agilidade nas entregas.

Padronização dos processos

Ao utilizar uma ferramenta específica, os processos se tornam padronizados, ficando fáceis de serem entendidos por toda a equipe e reduz o risco de falhas.

Redução de erros

Problemas com entrega são relativamente comuns, mas causam grandes transtornos e prejuízos para uma distribuidora.

Com um software de roteirização, o risco de se enviar uma mercadoria errada ou de enviar a equipe por uma rota equivocada são reduzidos ao máximo, evitando uma série de problemas e prejuízos para o negócio.

Possibilita simulações

Se o responsável pela área de entrega de uma distribuidora está pensando em adquirir um novo veículo, ou atender um cliente em um novo local, pode utilizar o próprio software de roteirização para criar cenários, incluir uma frota fictícia de novos tipos de veículos com custos diferentes e ter uma visão clara sobre qual a melhor forma de proceder.

Possibilita mensurar a performance da sua equipe

Para garantir os melhores custos e uma maior satisfação dos clientes, um software de roteirização também permite aos gestores terem uma visão clara sobre o desempenho de sua equipe de entrega.

Um software de roteirização possibilita a uma distribuidora extrair indicadores de produtividade como taxa de devolução, taxa de entrega no horário, dispersão de Km, dispersão de jornada de trabalho, entre outros.

Estes dados podem ser extraídos por que um software de roteirização de um modo geral pode ser integrado com sistemas de rastreamento e controle, possibilitando um comparativo entre o previsto e o que foi realizado pela equipe.

E você, já utiliza algum software de roteirização na sua distribuidora? Conheça o Roteirizador de Entregas da Pathfind e surpreenda-se!

Artigos relacionados
ROTEIRIZADOR: A melhor forma de criar Rotas Inteligentes
Software de roteirização: saiba porque sua distribuidora não pode viver sem
Já parou para pensar o quanto a tecnologia através de softwares especializados ajudam no crescimento da sua empresa ? Vamos abordar e te mostrar como um ro... Leia Mais
Logística Verde: Ela ajuda a diminuir seus custos
Software de roteirização: saiba porque sua distribuidora não pode viver sem
Logística verde é a atividade que tem por finalidade e característica ampliar o desenvolvimento sustentável de uma cidade, estado ou país. De que forma? Cuid... Leia Mais
Conheça as vantagens de adquirir um Planner de Vendas
Software de roteirização: saiba porque sua distribuidora não pode viver sem
Você já sabe o quando o planejamento é importante no seu negócio, seja na concepção do seu projeto, no marketing, na produção e principalmente nas vendas. Vende... Leia Mais