O que é roteirização?
 Dentro de um cenário macroeconômico adverso, onde o aumento das receitas tem se tornado um desafio ainda maior para as empresas, uma das maneiras mais buscadas para melhorar os resultados é a redução de custos.
Cada segmento de empresa possui alguns tipos de custo que tem maior impacto sobre o resultado, e quando falamos em distribuidores, dentre seus custos com maior representatividade estão as despesas com deslocamento, seja da equipe de vendas ou de entrega das mercadorias vendidas.
Bom, mas ao mesmo tempo que representam um valor significativo, estes custos são fundamentais para a geração de receitas, ou seja, não há como a empresa deixar de visitar clientes ou de fazer entregas. Porém, estes custos podem ser otimizados, e é aí que entra o conceito de roteirização.
 
Mas afinal, o que é roteirização?
 
Podemos conceituar a roteirização como sendo a definição de um itinerário ou roteiro que tem por objetivo a redução do tempo, da distância percorrida e dos custos operacionais logísticos. 
Em termos práticos, a roteirização visa otimizar a programação das visitas e/ou entregas baseada em uma série de informações relevantes, como: quantidade e capacidade dos veículos, quantidade de pedidos, clientes mais rentáveis, locais de entrega, entre outras. Ao analisar todas estas informações, o principal objetivo da roteirização é otimizar ao máximo o custo por visita e entrega.
 
Benefícios da roteirização para um distribuidor
 
Vejamos abaixo alguns dos benefícios reais que a implantação da lógica de roteirização pode trazer para uma empresa.
 
  • Garantia de entregas mais rápidas;
  • Aumento da capacidade de entregas diárias sem oneração de custo;
  • Maximização da taxa de ocupação e utilização dos veículos;
  • Racionalização de uso da mão-de-obra (redução de horas extras e controle da jornada de trabalho dos motoristas – Lei do motorista);
  • Economia de combustível e demais custos variáveis com veículos (consumo de pneu, óleo, manutenção);
  • Controle amplo do processo inteiro de carga e descarga;
 
Como fazer roteirização
 
Dependendo do porte da empresa, a implantação de um conceito de roteirização manual pode ser uma tarefa extremamente difícil devido a complexidade de informações que devem ser cruzadas para gerar as melhores rotas.
 
Por isso, existem no mercado softwares específicos para roteirização, como a solução da Pathfind, que utiliza uma série de algoritmos matemáticos e métodos heurísticos capazes de analisarem diversos tipos de informações e sugerirem para cada equipe qual a melhor rota a ser percorrida.
 
A utilização de uma solução específica é capaz de reduzir drasticamente o tempo na programação e realização das entregas.
 
Outra grande vantagem oferecida por um software de roteirização é a possibilidade de utilização dos seus controles de custos.
 
Este controle é possível porque o roteirizador não só determina as rotas a serem percorridas pela frota da empresa, como também calcula a quantidade de recursos financeiros que deverá ser investida em cada uma das entregas. Dessa forma, os gestores conseguem detectar e tratar as rotas ou entregas específicas que geram prejuízo para empresa diariamente. 
 
Com este controle, gastos fora do padrão, como excesso de consumo de gasolina, óleo ou pneus podem ser cruzados para acompanhamento mensal por rota ou por motorista.
 
Roteirização aplicada em vendas
 
Além das entregas das mercadorias já vendidas, um custo representativo para um distribuidor está relacionado ao deslocamento da equipe comercial, que passa boa parte do tempo visitando vários clientes em um único dia.
 
Assim como o roteirizador apoia a empresa na redução de custos para entrega, ele também pode apoiar a equipe comercial. Porém neste caso, além da redução de custos, um software de roteirização pode trabalhar de forma integrada a um Planner de Vendas para sugerir não só a rota com menor custo, mas aquela que tem chances de trazer mais retorno para os vendedores.
 
Para gerar estas informações, o software busca analisar todo o histórico de compras dos clientes baseado nas datas específicas do mês, aumentando assim as possibilidades de as visitas serem mais assertivas em termos de resultados.
 
Considerações finais
 
Além dos benefícios diretos citados neste artigo, devemos considerar outras vantagens como a maior retenção de clientes, aumento de faturamento e do nível de serviço, profissionalização do setor logístico, entre outros.
 
O fato é que a roteirização se tornou um ponto chave na redução de custos logísticos, seja na entrega ou vendas de mercadorias, garantindo assim muito melhores resultados e maior competitividade para o negócio.
 
Quer saber mais sobre como a roteirização pode ajudar sua empresa a ser mais competitiva? Fale agora mesmo com a Pathfind!
 
Artigos relacionados
A importância do cálculo do roi para a logística da sua empresa
O que é roteirização?
À medida que o planejamento de logística é colocado em prática, os gestores precisam avaliar os resultados a fim de perceber o quanto os investimentos realiza... Leia Mais
ROTEIRIZADOR: A melhor forma de criar Rotas Inteligentes
O que é roteirização?
Já parou para pensar o quanto a tecnologia através de softwares especializados ajudam no crescimento da sua empresa ? Vamos abordar e te mostrar como um ro... Leia Mais
Logística Verde: Ela ajuda a diminuir seus custos
O que é roteirização?
Logística verde é a atividade que tem por finalidade e característica ampliar o desenvolvimento sustentável de uma cidade, estado ou país. De que forma? Cuid... Leia Mais